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Administração

Informações gerais

Duração mínima de 08 e máxima de 12 semestres

Renovação do Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 584 de 16/10/2014

Justificativa

A definição de uma proposta para um Curso de Administração deve levar em consideração o cenário econômico, político e social em que vivemos. A situação de globalização da economia, e conseqüentemente, da produção e comercialização de bens e serviços; ao mesmo tempo em que exige uma capacitação cada vez maior das empresas para conseguir continuar competindo, também requer uma visão perspicaz para o aproveitamento e mesmo criação de oportunidades. É um imperativo o conhecimento das competências essenciais das organizações no sentido de buscar suas possíveis vantagens competitivas, minimizando seus pontos fracos e maximizando seus pontos fortes.

Dentro deste contexto, um Curso de Administração deve estar simultaneamente preocupado com a contemporaneidade dos fundamentos e técnicas de gestão, que se tornam cada vez mais universais, e com a realidade regional, provável área geográfica de atuação dos profissionais que irá formar. É necessário compreender que embora a competição seja global, a ação é local, o que implica na necessidade de uma visão sistêmica.

Deve-se considerar ainda que o momento de transformações econômicas, técnicas e sociais que ora vivenciamos é bastante complexo. Ao mesmo tempo em que algumas profissões desaparecem e empresas naufragam, são criadas novas oportunidades de negócios e de atuação. O desafio atual não se restringe à superação da limitada visão de administração do cotidiano, através de uma perspectiva mais estratégica. A tarefa colocada para o administrador é a construção do futuro, ou seja, a construção de novos mercados e novas competências organizacionais. Não se trata apenas da diversificação de negócios, mas sim da criação de novos negócios.

Neste período de acirramento da competição, associado ao fenômeno da globalização, as ferramentas competitivas que mais têm se destacado são o conhecimento e a imaginação, especialmente quando associadas às tecnologias de informação. Vivemos um momento em que ao mesmo tempo, temos que saber cada vez mais, também precisamos aprender a esquecer; para que o pensamento criativo seja o mais livre possível. O desafio colocado para um profissional empreendedor é exatamente conseguir exercitar esta capacidade e, mais do que isto, conseguir operacionalizá-la.

Temos ainda a considerar que para se definir os objetivos de um Curso de Administração, é fundamental a compreensão do impacto da velocidade com que inovações tecnológicas vêm sendo introduzidas nas organizações. A utilização da informática leva a mudanças cada vez mais rápidas nos postos de trabalho e nas formas de planejamento, organização e gestão. A própria disponibilidade de informações também é cada vez maior.

Esta situação faz com que mais do que deter um certo estoque de conhecimentos, o administrador deverá estar apto para ter acesso e selecionar estas informações, saber utilizá-las para a tomada de decisão, e ainda ter em mente que a educação hoje é um processo que não mais se restringe ao período de graduação. Ela deve continuar por toda vida. Neste caso a responsabilidade maior de um Curso de Administração, e provavelmente de todos os demais cursos, é com a capacitação do aluno para o processo de aprendizagem. O aluno precisa aprender a aprender. E o professor, mais do que um transmissor de conhecimentos deve assumir o papel de orientador deste processo. Isto não significa que os Cursos de Administração devam abandonar o ensino dos conceitos e técnicas que lhe são próprios. Pelo contrário, devem realizar este processo exatamente através do ensino/aprendizagem destas especificidades.

Dentre as inovações associadas às formas de gestão e de mudança organizacional, destacam-se o avanço tecnológico e as rápidas mudanças dos meios de produção, requerendo um melhor preparo das pessoas incumbidas de gerenciar os negócios empresariais - os administradores.

As imposições de competitividade da economia globalizada têm provocado uma acentuada demanda por novas formas produtivas e por profissionais mais qualificados, tanto no Brasil como no restante do mundo. Isto implica na necessidade de formação de administradores com pelo menos duas competências essenciais. A primeira é compreender a amplitude do significado da produção dentro de um contexto de “economia simbólica”, baseada no binômio conhecimento e tecnologia. A segunda pode ser confirmada a partir de levantamentos sobre o mercado de trabalho, que apontam para a necessidade de se capacitar profissionais capazes de analisar processos de negócios; trabalhar no redesenho organizacional da empresa; implantar e utilizar sistemas modernos de gestão; e atuar em toda a cadeia produtiva, numa perspectiva de logística integrada.

Na nossa concepção, portanto, o curso ora proposto deve ser construído a partir de dois eixos centrais. O primeiro nos remete à necessidade de contextualização da Administração quanto a questões socioeconômicas, tecnológicas e pedagógicas; que implica numa necessária visão interdisciplinar da realidade. Nosso Curso de Administração deve assim conjugar o campo do saber Administrativo com os conhecimentos das Ciências Humanas, das Ciências Exatas e de outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas. O segundo vem da nossa análise das demandas do mercado, que dirigem nosso foco para um Curso de Administração que incorpore uma compreensão ampla de conceitos atuais adotados pelos meios produtivos, no sentido de aproximar a academia da realidade empresarial.

Objetivo

O Curso de Administração pretende atender a missão estabelecida para a Faculdade Interação Americana que tem como objetivo a formação de profissionais qualificados para exercer a profissão. Neste sentido sua concepção está baseada na busca permanente de um padrão de excelência no ensino da Administração, associando a eficiência e eficácia exigida pelo mercado, que deve se materializar na capacidade de compreensão e realização das metas e estratégias de uma organização; com os princípios éticos que devem reger a atuação do profissional a ser formado. A decorrência desta concepção geral é a de procurar formar um profissional/cidadão que contribua para a evolução das organizações que venha a exercer; bem como para a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade.

Em função desta proposta, julgou-se conveniente que o nosso Curso de Administração caminhe rumo aos seguintes objetivos:

  • Propiciar os conhecimentos necessários das teorias administrativas, das organizações e suas funções, dos aspectos contábeis e legais, das visões e ferramentas de planejamento e gestão estratégica, das formas de gestão e de desenvolvimento das pessoas, e de outros aspectos gerenciais e empresariais;
  • Enfatizar dentre os conhecimentos anteriores, aqueles relativos às concepções de sistemas de gestão integrada envolvendo toda a cadeia produtiva, contribuindo para uma maior disseminação e efetividade desses sistemas;
  • Desenvolver uma abordagem conceitual que considere a produção e a logística como áreas estratégicas das organizações, que requerem competências essenciais específicas para o sucesso competitivo da empresa;
  • Possibilitar o conhecimento de novas tecnologias, principalmente de informação, e de suas potencialidades para auxiliar o sistema de gestão organizacional;
  • Propiciar elementos que permitam sucesso no alinhamento das estruturas organizacionais aos objetivos estratégico, desenvolvendo habilidades que favoreçam um posicionamento competitivo da empresa;
  • Propiciar os conhecimentos dos métodos quantitativos e dos aplicativos computacionais necessários para auxiliar a tomada de decisão no campo do saber administrativo;
  • Contextualizar as relações entre as organizações e o meio em que se inserem, quanto a aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos, governamentais, legais, éticos e ambientais;
  • Integrar teoria e prática, incentivando a prática da iniciação científica, o espírito empreendedor, as atividades extra-curriculares, dinamizando intercambio sobre gestão de negócios com empresas, e articulando as atividades de extensão com a realidade regional;
  • Incentivar o desenvolvimento de uma visão crítica por parte do discente, considerando-o como sujeito ativo do processo de aprendizagem, e valorizando a ética nas relações pessoais e profissionais;
  • Incentivar as atitudes de liderança, promovendo uma cultura favorável à aceitação do novo, procurando desenvolver a da capacidade criativa, a capacidade de comunicação oral e escrita, e privilegiando o estudo e demais atividades em grupos;
  • Manter atualizados os conteúdos curriculares, integrar vertical e horizontalmente os conteúdos das diversas disciplinas, e incentivar a participação do corpo discente e docente na gestão colegiada do curso.

Algumas formas de operacionalização destes objetivos podem ser percebidas a partir da análise da estrutura curricular, parte integrante deste Projeto. Entendemos, no entanto, que o Projeto Pedagógico de um curso deve ser uma construção coletiva, realizada pelos atores que dão vida ao curso. As propostas aqui colocadas devem assim ser entendida como diretrizes gerais, a partir das quais o Projeto Pedagógico será efetivamente desenvolvido. Ressalte-se que efetivamente não deve ser confundido com definitivamente, na medida em que um Projeto Pedagógico representa apenas um dado momento de realidade de um processo, este sim de caráter permanente, e que alimentará as inovações pelas quais o curso irá passar ao longo de sua existência.

Perfil do Egresso

A partir das definições e relações contextuais estabelecidas anteriormente, pretende-se que os profissionais formados pelo nosso Curso de Administração apresentem um perfil que incorpore as seguintes competências e habilidades:

  • Conhecer com profundidade os fundamentos do campo de saber da Administração;
  • Estabelecer relações entre os fenômenos administrativos e as demais áreas de saber, de tal forma a conseguir ter uma compreensão sistêmica dos mesmos;
  • Ter uma visão integrada da gestão de uma empresa/negócio, da formulação das estratégias à operacionalização dos objetivos;
  • Apresentar capacitação e habilidades necessárias para liderar processos de mudança organizacional;
  • Dominar os conhecimentos necessários para trabalhar na implantação e gerenciamento de sistemas integrados de gestão;
  • Compreender a importância do desenvolvimento de competências de todos os participantes da cadeia produtiva, e dominar os conhecimentos necessários para atuar numa perspectiva de logística integrada;
  • Dominar a utilização das principais ferramentas da administração e saber aplicá-las nas diversas áreas funcionais das empresas;
  • Compreender as interações entre as organizações e o ambiente;
  • Apresentar raciocínio lógico, crítico e analítico, além de capacidade de abstração e de formulação matemática;
  • Ser capaz de antever cenários e estabelecer diretrizes para atingir as metas desejadas;
  • Ser capaz de decidir entre diversas alternativas, mesmo sob situação de risco;
  • Possuir boa capacidade de comunicação oral e escrita;
  • Apresentar espírito empreendedor;
  • Ser capaz de dialogar e de trabalhar em equipe;
  • Entender a necessidade de constante aperfeiçoamento profissional;
  • Compreender e respeitar os princípios éticos que devem reger a sua atuação profissional;
  • Contribuir para a construção da cidadania e consequentemente para diminuir a exclusão social.

Estrutura curricular

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Coordenador do curso
Prof. Ms. Roberto Kupper Jorge 2ª feira - das 08h00 às 12h00.
5ª feira - das 17h00 às 21h00.
cordenacaoadministracao@fainam.edu.br
Currículo Lattes
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