Home > Cursos

Gestão Financeira

Informações gerais

Duração mínima de 04 semestres e máxima de 08 semestres

Reconhecido pela Portaria SERES nº 40 de 14/02/2013 - DOU de 15/02/2013

Justificativa

O Tecnólogo em Gestão Financeira aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Atento às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, esse profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição.

Objetivo

O curso destina-se a ser um espaço e um tempo propício para o desenvolvimento das competências fundamentais que devem, os profissionais de gestão financeira, demonstrar na atuação diária nas diversas organizações e nos cenários econômico brasileiro e mundial de forma a que sejam distinguidos com a preferência dos empregadores e possam, também, considerando a formação teórica e prática que terá, desvincular-se da síndrome do empregado e empreender carreira solo na área. 

Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de capital humano criador, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional. 


Fica claro, portanto, nesse cenário que nos deparamos com um mundo muito visual e consumista, fato que acelera a necessidade do mercado ter como profissionais capacitados na área comercial, ofertando aos consumidores e desenvolvendo novas necessidades de consumo. 

Perfil do Egresso

O curso superior tecnológico em Gestão Financeira objetiva formar profissionais para atuar no mercado de trabalho na área financeira, que tenha contextos de aprendizagem significativa para a sua formação, desde o início, produzindo competências e habilidades que irão dar suporte ás práticas profissionais. 

Nesse sentido, no horizonte do desenvolvimento das atividades há elementos balizadores que demonstram as nossas pretensões sobre o perfil do aluno que participa do processo de formação do curso. Almeja-se com isso que o aluno esteja preparado para: 

  • Gerir a área financeira de empresas; 
  • Determinar os custos das fontes de financiamento a curto e longo prazo; 
  • Calcular custos e formar preços de venda de produtos e serviços; 
  • Identificar os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise das empresas-cliente, fornecedoras e concorrentes; 
  • Administrar a captação e aplicação dos resultados financeiros da empresa; 
  • Negociar antecipação de pagamento e descontos de valores a receber e a pagar; 
  • Elaborar os orçamentos operacionais e de capital e fazer o planejamento financeiro da empresa; 
  • Realizar o planejamento tributário para a empresa;
  • Fornecer à Controladoria informações sobre o desempenho orçamentário e financeiro da empresa com vistas à tomada de decisão; 
  • Desenvolver relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros da empresa; 
  • Efetuar a avaliação financeira de empresas para subsidiar planos de fusão, incorporação, cisão, etc. 
  • Liderar equipes de trabalho para atuar tanto na área financeira como de forma multidisciplinar; e 
  • Ter uma visão crítica e analítica a cerca do alcance e responsabilidade das ações desenvolvidas em finanças.

Estrutura curricular

Faça sua inscrição agora mesmo.
Inscreva-se
Coordenador do curso
Prof. Ms. Roberto Kupper Jorge 2ª feira - das 08h00 às 12h00.
5ª feira - das 17h00 às 21h00.
coordenacaofinanceira@fainam.edu.br
Currículo Lattes
Faça sua inscrição

Colégio CIAM