Home > Cursos

Matemática

Informações gerais

Duração mínima de 08 semestres e máxima de 16 semestres

Reconhecido pela Portaria SERES nº 286 de 21/12/2012 - DOU de 27/12/2012.

Justificativa

O primeiro e segundos semestres do curso é o fundamentalmente o período em que procuramos suprir algumas dificuldades dos alunos, ao mesmo tempo, que procuramos ampliar seus horizontes sobre a matemática e o ensino. Então, inicialmente, temos a introdução das disciplinas do núcleo de formação, no qual estão presentes as disciplinas  Portuguesas Instrumental, Inglês Instrumental, Filosofia, Metodologia Científica, Psicologia e Informática Básica (primeiro semestre).  As disciplinas específicas da área da matemática também estão presentes com o estudo da disciplina Matemática Básica, que procura corrigir conceitos equivocados da matemática elementar; paralelamente, é iniciado no primeiro semestre o  estudo da Trigonometria, Complementos de Matemática I e Desenho Geométrico e Geometria, além de reforçar os conceitos elementares começa a exigir do aluno um maior rigor na escrita matemática.      

Nos demais semestres do curso, serão trabalhados os diversos conteúdos matemáticos do Ensino Médio, fazendo com que o aluno, além de adquirir estes conhecimentos de uma maneira adequada, ainda seja preparado para o futuro trabalho em sala de aula.

Assim, são desenvolvidas também partes do conteúdo de Física do Ensino Médio possibilitando ao aluno estabelecer relações entre a física e a matemática.

O aluno tem ainda acesso ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática, Cálculo Numérico e  Álgebra, suficientes para ampliar seus horizontes e prosseguir com os estudos em níveis superiores.

Como parte essencial dessa formação, fazem parte também as disciplinas específicas para a prática pedagógica, correspondendo as disciplinas de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Didática,  Prática de Ensino em Matemática e  Orientação ao TCC.

Nosso objetivo é que o aluno, ao se apropriar do conjunto de conhecimentos oferecido, esteja apto a pesquisar em livros específicos e/ou meios eletrônicos, afirmar-se profissional e pessoalmente, selecionar informações, programar de forma coerente e coesa as aulas a serem por ele ministradas e seguir sua carreira profissional de forma plena. Além disso, será capaz também para prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação.

Objetivo

O curso tem a finalidade de formar profissionais éticos, críticos e qualificados para o exercício do magistério no Ensino Básico (Fundamental e Médio) na área de Matemática. No entanto, o aluno também é qualificado e incentivado a dar continuidade aos estudos em nível de Pós-Graduação. E, além disso, é importante ressaltar que este aluno também estará apto a exercer funções em outras áreas afins da Matemática que necessitam de raciocínio lógico e organizado.

MERCADO DE TRABALHO

O concluinte do Curso de Matemática encontra um campo de trabalho bastante amplo na área do Ensino de Matemática, em instituição pública e privada, além de possibilidades de atuação profissional diversificada na área financeira, econômica, computacional ou estatística. 

Perfil do Egresso

A maioria dos alunos que chegam ao nosso Curso Superior de  Licenciatura em Matemática traz consigo as seguintes condições que merecem ser destacada:

  • Grandes lacunas na formação matemática da Educação Básica.
  • Deficiências conceituais em conhecimentos matemáticos elementares.
  • Desconhecimento do conhecimento matemático sistematizado historicamente.
  • Atividade profissional em funções diversas, inclusive na área de educação.
  • Dificuldade na interpretação de textos e na escrita formal objetiva.
  • Não tem hábitos de leitura e de estudo, não apresentando, pois, condições iniciais para o desenvolvimento de pesquisas elementares.
  • Não possuem grande poder aquisitivo.

Tomando como base este perfil no ingresso e tendo em mente o profissional que pretendemos formar, buscamos estabelecer o programa do curso de modo que, gradativamente, os alunos obtenham de forma eficaz as habilidades desejadas.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • exercer a função de professor no ensino básico (Fundamental e Médio);
  • analisar e desenvolver softwares educacionais no campo da matemática;
  • analisar e elaborar livros didáticos para o ensino da matemática;
  • atuar em outras áreas relacionadas à Matemática.

Estrutura curricular

Faça sua inscrição agora mesmo.
Inscreva-se
Coordenador do curso
Prof. Esp. Thiago Teixeira 2ª feira - das 10h00 às 12h00
5ª feira - das 16h00 às 22h00.
cordenacaomatematica@fainam.edu.br
Currículo Lattes
Faça sua inscrição

Colégio CIAM